terça-feira, 21 de junho de 2016



RESUMO SOBRE ILUMINISMO
Para você aprofundar e tirar suas dúvidas em relação ao Iluminismo, leia o resumo abaixo. Se tiver dúvidas pode postar a vontade.

1. Conceito
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

. Antigo Regime I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.

3. Antigo Regime II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos socioeconômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.

4. Filósofos Iluministas: John Locke
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As idéias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.

5. Filósofos Iluministas: Montesquieu
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A idéia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.

6. Filósofos Iluministas: Voltaire
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas idéias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela ideais iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as ideais da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.

7. Filósofos Iluministas: Rousseau
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".

8. Filósofos Iluministas: Diderot
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.

9. Despotismo Esclarecido
* As ideais liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideais iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideais de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal. 

www.sohistoria.com.br/resumos