terça-feira, 5 de março de 2013

Resumo: Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos

Resumo: Platelmintos

Diagnose de um platelminto: animal de corpo achatado, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; existem espécies parasitas.
Exemplos: a planária de água doce Dugesia tigrina é um TURBELÁRIO; Schistosoma mansoni, o causador da esquistossomose, é um TREMATÓDIO, e a Taenia solium, um parasita da espécie humana, é um CESTÓDEO.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: incompleto (intestino muito ramificado); digestão extra e intracelular.
Sistema circulatório: ausente (alimento distribuído pelo intestino ramificado a todas as células do corpo).
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas diretamente entre as células e o ambiente).
Sistema excretor: presente (rede de protonefrídios com células-flamas); poros excretores na superfície dorsal do corpo.
Sistema nervoso: presente (um par de gânglios cerebrais, ligados a dois cordões nervosos longitudinais).
Sistema sensorial: presente (órgãos especializados na captação de estímulos luminosos, mecânicos e químicos).
Reprodução: em algumas planárias pode haver reprodução assexuada por fragmentação; as planárias são monóicas, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; outras espécies são dióicas; muitos representantes desse filo são parasitas com diversos estágios larvais.


Resumo: Nematelmintos
 
Diagnose de um nematelminto: animal de corpo fino e tubular, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; existem muitas espécies parasitas de outros animais e plantas.
Exemplos: Ascaris lumbricoides (lombriga), um parasita do intestino humano; Ancylostoma duodenale e Necator americanus, vermes intestinais que causam o amarelão.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (possuem boca e ânus); apresentam disgestão extra e intracelular.
Sistema circulatório: ausente (alimento distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelômica).
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas diretamente entre as células e o ambiente).
Sistema excretor: presente (um par de canais excretores); poros abrindo-se próximo à boca.
Sistema nervoso: presente (um anel nervoso em torno da faringe com dois cordões nervosos longitudinais).
Reprodução: sexuada; monóicos ou dióicos; os ciclos dos parasitas são bastante complexos, com diversos estágios intermediários.


Resumo: Anelídeos

Diagnose de um anelídeo: animal de corpo metamerizado e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada.
Exemplos: Pheretima hawayana (minhoca-louca), um oligoqueta terrestre; Nereis virens, um poliqueta marinho; e Hirudo medicinalis (sanguessuga), um hirudíneo de água doce.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (intestino com regiões diferenciadas – faringe, papo, moela etc); disgestão extracelular.
Sistema circulatório: fechado (presença de vasos pulsáteis – corações laterais); sangue dotado de pigmentos respiratórios – hemoglobina, por exemplo.
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas ocorrem pela superfície corporal, bem irrigada de sangue) ou branquial.
Sistema excretor: presente (excreção por meio de metanefrídios); amônia é a principal excreta.
Sistema nervoso: presente (composto por uma cadeia nervosa ventral, com um par de gânglios por segmento; gânglios cerebróides bem-desenvolvidos).
Reprodução: sexuada; com espécies monóicas (minhocas) e dióicas (certos poliquetos marinhos); em alguns casos o desenvolvimento é direto, e em outros existem estágios larvais.


Briófitas
As briófitas (divisão Bryophyta do Reino Plantae) são um grupo de plantas verdes, sem raizes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um caule verdadeiro ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior). As briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes.
Reprodução: As briófitas se reproduzem alternando gerações (metagênese). Isso significa que o ciclo inclui uma fase sexuada e outra assexuada. A fase sexuada (de gametófito) é produtora de gametas e a assexuada (de esporófito), de esporos. Existem musgos masculinos e femininos.
As briófitas masculinas são gametófitos* (haplóides(n)) masculinos onde desenvolvem-se os anterídeos(n); dentro dos anterídeos formam-se, por mitose, os anterozóides que são os gametas masculinos(n).
As briófitas femininas são gametófitos (n) femininos que formam em seu ápice, os arquegônios (n) ou gametângio; dentro de cada arquegônio forma-se, por mitose, uma oosfera, o gameta feminino (n).
Os anterozóides nadam através das gotículas de água até o arquegônio onde fecundam a oosfera, formando o zigoto (Diplóide (2n)). Este se desenvolve e dá origem ao esporófito (2n), produtor de esporos, que cresce sob o gametófito feminino e daí obtém seu alimento. O esporófito é constituído de uma haste em cuja extremidade há uma cápsula (caliptra) que abriga os esporângios -- urnas diminutas onde os esporos(n) se formam por meiose, para serem, a seguir, expelidos para o meio ambiente. Em condições adequadas, cada esporo germina e se transforma numa espécie de broto, o protonema, que por sua vez dará origem a um novo musgo (gametófito), fechando o ciclo.
§  Gametófito é uma plantinha haplóide. Para as briófitas os gametófitos é a fase mais duradoura (predominante)da vida.
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As Pteridófitas foram os primeiros vegetais vasculares (isto é, dotados de vasos) e divididos em raiz, caule e folhas. Estas características permitiram-nas atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar por completo o meio aquático.
Na classificação científica tradicional, considera-se Pteridophyta uma divisão do ReinoPlantae, composta por plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo) que produz gametas para dar origem a uma nova planta.
Nas pteridófitas, o esporófito é mais desenvolvido que o gametófito, ao contrário dos restantes grupos de plantas verdes (as espermatófitas e as briófitas ou musgos).
Samambaias e avencas são pteridófitas bem conhecidas e muito utilizadas como plantas ornamentais.

domingo, 2 de dezembro de 2012

exercícios de português recuperação 8 ano cds

I. Tranforme o adjetivo em uma oração adjetiva:
a. O professor facilitador ajuda os alunos nos conteúdos.
b. As quatro amigas e o jeans viajante rodaram o mundo!
c. O aluno pensador é diferente do aluno reprodutor de ideias.
d. Todas as pessoas simpatizantes da Língua Portuguesa, por favor, dirijam-se ao teatro!
e. Você é um dos poucos alunos conhecidos (por mim).
f. Homens e mulheres fumantes vivem pouco.
g. Admiro pessoas esforçadas.

II. Explique a diferença de sentido entre os pares de orações adjetivas e classifique-as em EXPLICATIVA ou RESTRITIVA:

a. O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.

O homem que se considera racional muitas vezes age animalescamente.
b. Mandei um telegrama para o meu irmão que mora em Roma.
Mandei um telegrama para o meu irmão, que mora em Roma.
c. Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito.
d. O circo de cavalinhos que era esperado para março antecipou sua chegada.
O circo de cavalinhos, que era esperado para março, antecipou sua chegada.

III. – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, respeitando a regência:
1. Esta é a música ___________ (que OU de que) o povo gosta.
2. E o Brasil acabou chegando ao gol __________ (que OU de que) tanto precisava.
3. Esta é a marca _________ (que OU em que) o mundo confia.
4. Estes são os dados ________ (que OU a que) fizeram referência.
5. Este é o diretor ________ (que OU quem OU a quem) sempre respeitei.
6. Aqui está a lista dos técnicos ____________ (que OU com que OU com quem) pretendo viajar para Brasília.
7. Ainda não conheço a secretária do diretor _________ (de quem OU da qual OU do qual) o chefe fala tanto.
8. Não gosto muito do assunto ___________ (sobre que OU sobre o qual) conversamos ontem na reunião.
9. Isto aconteceu na semana ___________ (durante que OU durante a qual) fizemos um curso de aperfeiçoamento.
10. É um funcionário __________ (cujo OU cujo o) trabalho é sempre muito elogiado.
11. Ele é uma pessoa __________ (cujos OU com cujos OU com os quais) ideais simpatizamos muito.
12. É um político _____________ (cujas OU contra cujas OU contra as quais) ideias lutamos por toda a vida.
13. Não concordo com os argumentos _____________ (onde OU em que OU nos quais) os advogados se basearam.
14. Isto ocorreu no mês __________ (onde OU quando) o governo alterou sua política econômica.
15. Esta é a rua ________ (onde OU aonde) eles moram.
16. Esta é a empresa ___________ (onde OU aonde) nós trabalhamos.
17. Esta é a praia ___________ (onde OU aonde) ela sempre vai aos domingos.
18. Não sei _________ você vem, ________ está nem ________vai. (onde OU aonde OU de onde)
19. Era tudo ______________ (que OU quanto) ele tinha para dar.
20. Essa foi a melhor forma ____________ (que OU como) decidimos o impasse.


IV– Complete as lacunas com o pronome relativo adequado, precedido ou não de preposição:
1. São estes os voluntários __________ a organização depende tanto.
2. Recebemos os catálogos __________ páginas vi a tal propaganda.
3. Aqui estão os produtos __________ se fez tanta propaganda.
4. Estes são os objetivos __________ estamos voltados no momento.
5. Eis os políticos ____________ ideias se anima o país.
6. Foram as peças de teatro _________ assisti em Paris.
7. São muitos os doentes __________ nossos médicos devem assistir.
8. Não sei o motivo ___________ eles não vieram.
9. Este é o assunto _____________ discutíamos ontem.
10. É nesta rua __________ fica o depósito da nossa empresa.
11. Não sei o ponto __________ você pretende chegar.
12. Nunca soube a hora ____________ vocês se encontravam.
13. Isto ocorreu no período ____________ ele era o presidente da empresa.
14. Desconheço o modo _________ ele resolveu o problema.
15. Deve ser este o método ________ ele sempre agia.
16. Deve ser este o método ________ ele sempre adotava.
17. Isto é tudo __________ eles possuíam.
18. Descobri o problema _________ devia informá-lo.
19. Descobri o problema _________ devia informar-lhe.
20. Esta é a proposta _______ ele se referiu.




V. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

1. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
2 “Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente”.
3. “Continuaria a sustentar a Mocinha, contanto que ela procedesse direito, vivesse calma na gaiola e na moral.” (G. Ramos)
4. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.
5. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.
6 Fez-lhe sinal que se calasse.
7. Como estava triste, isolou-se do grupo.
8. Tudo saiu conforme havíamos previsto.
9. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
10. O investigador foi mais esperto que o ladrão.
11. Mentiram para mim, como pude constatar.
12. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .

VI. A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é:
a) Desde que o vi, me apaixonei.
b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair.
c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça.
d) Diga-me se a proposta lhe interessa.
e) Falou sem que nos convencesse.

02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. assinale a alternativa cuja classificação esteja errada:
a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial concessiva)
b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a
finados.” (oração subordinada adverbial consecutiva).
c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva)
d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa)
e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional)

III. No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal                                
b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva                   
d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva

VII Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se que você não estuda.                                            .
b) Falam que você não estuda.                                           
c) Fala-se tanto que você não estuda.
d ) Comeu tanto que ficou doente
e) Quando saíres, irei contigo.

VIII. Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções.
         
IX. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a. quanto mais leio este autor menos o entendo;
b. choveu tanto, que não pudemos sair;
c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d. quanto menos vontade, mais negligência;
e. quanto mais se lê, mais se aprende.

X. Em: "O moço ficou tão emocionado que chorou", a segunda oração é subordinada adverbial:
a) comparativa;
b) proporcional;
c) consecutiva;
d) causal;
e) temporal.

XI. Em: “ Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:
a. final
b. concessiva
c. condicional
d. conformativa
e. temporal

IX. A oração destacada no período: “ ... mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes.” ( Lygia Fagundes Telles ) expressa um aspecto:
a. temporal
b. concessivo
c. causal
d. conformativo
e. condicional

XII. Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo:
“Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta.”

a) Subordinada adverbial causal
b) Subordinada adverbial final
c) Subordinada adverbial temporal
d) Subordinada adverbial consecutiva
e) Subordinada adverbial conformativa

XIII. Assinale a oração classificada corretamente.

a) Como diz o povo, tristezas não pagam dívidas. (subordinada adverbial comparativa)
b) Não serás bom advogado, sem que estudes muito. (subordinada adverbial consecutiva)
c) Cumprirei minhas tarefas mesmo que a oposição critique. (subordinada adverbial concessiva)
d) Quanto mais se tem, mais se deseja. (subordinada adverbial causal)
e) Aproximei-me a fim de que pudesse ouvi-la. (subordinada adverbial proporcional)