I. Tranforme o adjetivo em uma oração
adjetiva:
a. O professor facilitador
ajuda os alunos nos conteúdos.
b. As quatro amigas e o jeans viajante
rodaram o mundo!
c. O aluno pensador é
diferente do aluno reprodutor de ideias.
d. Todas as pessoas simpatizantes
da Língua Portuguesa, por favor, dirijam-se ao teatro!
e. Você é um dos poucos alunos conhecidos
(por mim).
f. Homens e mulheres fumantes
vivem pouco.
g. Admiro pessoas esforçadas.
II. Explique a diferença de sentido entre os
pares de orações adjetivas e classifique-as em EXPLICATIVA ou RESTRITIVA:
a. O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.
O homem que se considera racional muitas
vezes age animalescamente.
b. Mandei um telegrama para o meu irmão que
mora em Roma.
Mandei um telegrama para o meu irmão, que
mora em Roma.
c. Os idosos, que gostam de dançar, se
divertiram muito.
Os idosos que gostam de dançar se divertiram
muito.
d. O circo de cavalinhos que era esperado
para março antecipou sua chegada.
O circo de cavalinhos, que era esperado para
março, antecipou sua chegada.
III. – Complete as lacunas com o pronome relativo adequado,
respeitando a regência:
1. Esta é a música ___________ (que OU de que) o
povo gosta.
2. E o Brasil acabou chegando ao gol __________ (que OU
de que) tanto precisava.
3. Esta é a marca _________ (que OU em que) o mundo
confia.
4. Estes são os dados ________ (que OU a que) fizeram
referência.
5. Este é o diretor ________ (que OU quem OU a quem)
sempre respeitei.
6. Aqui está a lista dos técnicos ____________ (que OU
com que OU com quem) pretendo viajar para Brasília.
7. Ainda não conheço a secretária do diretor _________
(de quem OU da qual OU do qual) o chefe fala tanto.
8. Não gosto muito do assunto ___________ (sobre que OU
sobre o qual) conversamos ontem na reunião.
9. Isto aconteceu na semana ___________ (durante que OU
durante a qual) fizemos um curso de aperfeiçoamento.
10. É um funcionário __________ (cujo OU cujo o) trabalho
é sempre muito elogiado.
11. Ele é uma pessoa __________ (cujos OU com cujos OU
com os quais) ideais simpatizamos muito.
12. É um político _____________ (cujas OU contra cujas OU
contra as quais) ideias lutamos por toda a vida.
13. Não concordo com os argumentos _____________ (onde OU
em que OU nos quais) os advogados se basearam.
14. Isto ocorreu no mês __________ (onde OU quando) o
governo alterou sua política econômica.
15. Esta é a rua ________ (onde OU aonde) eles moram.
16. Esta é a empresa ___________ (onde OU aonde) nós
trabalhamos.
17. Esta é a praia ___________ (onde OU aonde) ela sempre
vai aos domingos.
18. Não sei _________ você vem, ________ está nem
________vai. (onde OU aonde OU de onde)
19. Era tudo ______________ (que OU quanto) ele tinha para
dar.
20. Essa foi a melhor forma ____________ (que OU como)
decidimos o impasse.
IV– Complete as lacunas com o pronome relativo adequado,
precedido ou não de preposição:
1. São estes os voluntários __________ a
organização depende tanto.
2. Recebemos os catálogos __________ páginas vi a tal
propaganda.
3. Aqui estão os produtos __________ se fez tanta
propaganda.
4. Estes são os objetivos __________ estamos voltados no
momento.
5. Eis os políticos ____________ ideias se anima o país.
6. Foram as peças de teatro _________ assisti em Paris.
7. São muitos os doentes __________ nossos médicos devem
assistir.
8. Não sei o motivo ___________ eles não vieram.
9. Este é o assunto _____________ discutíamos ontem.
10. É nesta rua __________ fica o depósito da nossa
empresa.
11. Não sei o ponto __________ você pretende chegar.
12. Nunca soube a hora ____________ vocês se encontravam.
13. Isto ocorreu no período ____________ ele era o
presidente da empresa.
14. Desconheço o modo _________ ele resolveu o problema.
15. Deve ser este o método ________ ele sempre agia.
16. Deve ser este o método ________ ele sempre adotava.
17. Isto é tudo __________ eles possuíam.
18. Descobri o problema _________ devia informá-lo.
19. Descobri o problema _________ devia informar-lhe.
20. Esta é a proposta _______ ele se referiu.
V.
CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:
1. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando
conta das coisas”.
2 “Como falavam muito alto, as pessoas se
entendiam facilmente”.
3. “Continuaria a sustentar a Mocinha, contanto que
ela procedesse direito, vivesse calma na gaiola e na moral.” (G. Ramos)
4. À proporção que a escavação descia, a
unidade ia-se acabando aos poucos.
5. Como não sabia falar direito, ia
balbuciando expressões complicadas.
6 Fez-lhe sinal que se calasse.
7. Como estava triste, isolou-se do grupo.
8. Tudo saiu conforme havíamos previsto.
9. O lavrador volta para casa quando o sol
se põe.
10. O investigador foi mais esperto que o ladrão.
11. Mentiram para mim, como pude constatar.
12. Semeie hoje para que colha bons frutos no
amanhã .
VI. A
opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é:
a) Desde
que o vi, me apaixonei.
b) Desde
que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair.
c)
Permanecerei aqui, desde que você permaneça.
d)
Diga-me se a proposta lhe interessa.
e) Falou
sem que nos convencesse.
02. As
orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. assinale a
alternativa cuja classificação esteja errada:
a) “Nunca
chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial
concessiva)
b) “Era
tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante,
dobrando a
finados.”
(oração subordinada adverbial consecutiva).
c) Mesmo
que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva)
d) Ela
era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial
comparativa)
e) Se
tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial
condicional)
III. No
período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma
freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a)
subordinada adverbial causal
b)
subordinada adverbial consecutiva
c)
subordinada adverbial concessiva
d)
subordinada adverbial comparativa
e)
subordinada adverbial subjetiva
VII Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se
que você não estuda.
.
b) Falam
que você não estuda.
c)
Fala-se tanto que você não estuda.
d ) Comeu
tanto que ficou doente
e) Quando
saíres, irei contigo.
VIII. Qual
das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo
que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b.
Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que
possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O
público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e.
Realizou os exercícios de acordo com as instruções.
IX. No
período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a. quanto
mais leio este autor menos o entendo;
b. choveu
tanto, que não pudemos sair;
c. à
medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d. quanto
menos vontade, mais negligência;
e. quanto
mais se lê, mais se aprende.
X. Em:
"O moço ficou tão emocionado que chorou", a segunda oração é
subordinada adverbial:
a) comparativa;
b) proporcional;
c) consecutiva;
d) causal;
e) temporal.
XI. Em:
“ Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:
a. final
b. concessiva
c. condicional
d. conformativa
e. temporal
IX. A
oração destacada no período: “ ... mesmo que eu juntasse, um por um, os
cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes.” ( Lygia Fagundes Telles )
expressa um aspecto:
a. temporal
b. concessivo
c. causal
d. conformativo
e. condicional
XII.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial,
destacada no período abaixo:
“Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de
ponta a ponta.”
a) Subordinada adverbial causal
b) Subordinada adverbial final
c) Subordinada adverbial temporal
d) Subordinada adverbial consecutiva
e) Subordinada adverbial conformativa
XIII.
Assinale a oração classificada corretamente.
a) Como diz o povo, tristezas não pagam dívidas. (subordinada adverbial
comparativa)
b) Não serás bom advogado, sem que estudes muito. (subordinada adverbial
consecutiva)
c) Cumprirei minhas tarefas mesmo que a oposição critique. (subordinada
adverbial concessiva)
d) Quanto mais se tem, mais se deseja. (subordinada adverbial causal)
e) Aproximei-me a fim de que pudesse ouvi-la. (subordinada adverbial
proporcional)