domingo, 17 de março de 2013

exercícios de química 9 ano alunos do CEIS



1. Classifique as transformações abaixo como fenômeno químico (Q) ou físico (F).

a) Queima de combustível no motor de um automóvel. (   )
b) Transformação do amido em maltoses no processo de digestão de alimentos. (   )
c) Solidificação da água líquida num congelador. (   )
d) Fusão de uma barra de ferro. (    )
e) Reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio (reagentes) com a formação de cloreto de sódio e água (produtos). (  )
f) Formação de ferrugem numa palha de aço umedecida e exposta ao ar. (  )
g) Divisão de uma palha de aço em porções menores do mesmo material. (  )
02(UNIVÁS-MG) Observe os seguintes fatos:
I - Uma pedra de naftalina deixada no armário.
II - Uma vasilha com água deixada no freezer.
III – Uma vasilha com água deixada no fogo.
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a)I. sublimação,II.solidificação,III.evaporação,IV.fusão.
b)I .sublimação ,II.solidificação,III.fusão,IV.evaporação.
c)I .fusão,II .sublimação,III.evaporação,IV.solidificação.
d)I .evaporação,II.solidificação,III.fusão,IV.sublimação.
e)I .evaporação,II.sublimação,III.fusão,IV.solidificação.

terça-feira, 12 de março de 2013

Exercícios de OSPB para os alunos do 9 ano CDS



Exercícios de OSPB
11)      Por que Charles Darwin chamou a atenção dos hominídeos?

22)      Onde foi descoberto o mais antigo hominídeo, com sinais de inteligência?

33)      Como se deu a evolução humana?

44)      Que características dos austrolipithecus lhe dava vantagem em relação aos outros animais mais fortes e sobre o seu meio ambiente?


55)      Cite as principais características do homem de Neandertal.

66)      Quais as características do homem de cro-magnon?


77)      Que fatos comprovam que ele tinha uma inteligência mais evoluída?

88)      Explique a teoria do criacionismo.


99)      Como está dividida a pré história?

110)   Apresente três características de cada período abaixo:

a)      Paleolítico

b)      Mesolítico


c)       Neolítico

d)      Idade dos metais.


111)   Por que alguns historiadores criticam chamar esse período de pré história?


112)   Como se deu a transição para a civilização?


113)   O que representava a arte rupestre?

segunda-feira, 11 de março de 2013

Exercício de revisão para os alunos do CEIS 9 ano

Exercícios de revisão teorias da origem da vida.



1.      (UAM-AM) Em 1668 Francisco Redi colocou, dentro de recipientes, substâncias orgânicas em decomposição. Alguns dos recipientes foram cobertos com gaze e outros deixados descobertos. Demonstrou que das larvas de carne podre se desenvolveram ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desse experimento fortaleceram a teoria sobre a origem da vida denominada de:
a) abiogênese.
  b) biogênese.
c) hipótese heterotrófica.
d) hipótese autotrófica.
e) geração espontânea.
2. (Unesp-SP) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese protéica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a seqüência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:
a) autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos.
b) heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autrotróficos.
c) autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.
  d) heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos.
e) heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.
3. (PUC-RJ) Em evolução existe uma teoria, hoje considerada ultrapassada, que afirma a possibilidade do surgimento de espécies a partir de matéria não-viva, como os girinos que se originariam da lama ou as larvas que se originariam de carne em decomposição. Esta teoria é denominada de:
a) criação especial.
b) seleção natural.
c) transmutação das espécies.
  d) geração espontânea.
e) refúgio ecológico.
4. (UCDB-MT) Analise as afirmações:
I — Quando se deixa um pedaço de carne exposto ao ar, nele podem aparecer vermes.
II — Se o frasco que contém os pedaços de carne for coberto por uma gaze, os vermes aparecem na gaze e não na carne.
Essas afirmações fortalecem a teoria da origem da vida chamada:
a) Abiogênese.
b) Geração espontânea.
c) Hipótese de Malthus.
X  d) Biogênese.
e) Hipótese de Galileu.
5. (PUC-SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:
I — Aparecimento do processo de fermentação.
II — Formação de coacervatos.
III — Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.
IV — Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.
A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

a) I Ù II Ù III Ù IV.
b) I Ù II Ù IV Ù III.
X  c) II Ù I Ù III Ù IV.
d) II Ù III Ù IV Ù I.
e) IV Ù III Ù II Ù I.
6. (UFSE) Células procarióticas são encontradas em:
 a) bactérias
b) fungos
c) musgos
d) pteridófitas
e) angiospermas
7. (UNI-RIO) Cientistas propõem a hipótese de que certas organelas celulares originaram-se de organismos que há mais de um bilhão de anos passaram a viver simbioticamente com eucariotos antigos. Apóiam-se no fato de que essas organelas possuem DNA próprio, semelhante ao das bactérias, podendo-se auto-replicar. Essas organelas são:
a) mitocôndrias e ribossomos.
  b) mitocôndrias e cloroplastos.
c) mitocôndrias e dictiossomos.
d) dictiossomos e cloroplastos.
e) dictiossomos e ribossomos.

terça-feira, 5 de março de 2013

Resumo: Moluscos

Diagnose de um molusco: animal de corpo mole, com ou sem concha, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; raras espécies parasitas.
Exemplos: mexilhão (Mytilus), lula (Loligo), polvo (Octopus), caracol de jardim (Helix).
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (intestino com regiões diferenciadas e glândula digestiva associada); digestão predominantemente extracelular, embora também ocorra intracelularmente.
Sistema circulatório: presente, do tipo aberto ou lacunar (com coração e vasos sanguíneos, nos quais circula o fluido celômico – sangue).
Sistema respiratório: presente (trocas gasosas ocorrem em órgãos especializados, as brânquias e pulmões); esse sistema está acoplado ao circulatório, pois os gases são transportados pelo sangue.
Sistema excretor: presente (rede de nefrídios, estruturas especializadas na remoção de resíduos nitrogenados do metabolismo).
Sistema nervoso: presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos, ligados a nervos que atingem todo o corpo).
Reprodução: sexuada, existindo espécies monóicas (caracol) e dióicas (mexilhão); em alguns casos o desenvolvimento é direto, e em outros existem estágios larvais.

Resumo: Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos

Resumo: Platelmintos

Diagnose de um platelminto: animal de corpo achatado, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; existem espécies parasitas.
Exemplos: a planária de água doce Dugesia tigrina é um TURBELÁRIO; Schistosoma mansoni, o causador da esquistossomose, é um TREMATÓDIO, e a Taenia solium, um parasita da espécie humana, é um CESTÓDEO.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: incompleto (intestino muito ramificado); digestão extra e intracelular.
Sistema circulatório: ausente (alimento distribuído pelo intestino ramificado a todas as células do corpo).
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas diretamente entre as células e o ambiente).
Sistema excretor: presente (rede de protonefrídios com células-flamas); poros excretores na superfície dorsal do corpo.
Sistema nervoso: presente (um par de gânglios cerebrais, ligados a dois cordões nervosos longitudinais).
Sistema sensorial: presente (órgãos especializados na captação de estímulos luminosos, mecânicos e químicos).
Reprodução: em algumas planárias pode haver reprodução assexuada por fragmentação; as planárias são monóicas, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; outras espécies são dióicas; muitos representantes desse filo são parasitas com diversos estágios larvais.


Resumo: Nematelmintos
 
Diagnose de um nematelminto: animal de corpo fino e tubular, triblástico e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada; existem muitas espécies parasitas de outros animais e plantas.
Exemplos: Ascaris lumbricoides (lombriga), um parasita do intestino humano; Ancylostoma duodenale e Necator americanus, vermes intestinais que causam o amarelão.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (possuem boca e ânus); apresentam disgestão extra e intracelular.
Sistema circulatório: ausente (alimento distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelômica).
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas diretamente entre as células e o ambiente).
Sistema excretor: presente (um par de canais excretores); poros abrindo-se próximo à boca.
Sistema nervoso: presente (um anel nervoso em torno da faringe com dois cordões nervosos longitudinais).
Reprodução: sexuada; monóicos ou dióicos; os ciclos dos parasitas são bastante complexos, com diversos estágios intermediários.


Resumo: Anelídeos

Diagnose de um anelídeo: animal de corpo metamerizado e com simetria bilateral.
Hábitat: animais de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada.
Exemplos: Pheretima hawayana (minhoca-louca), um oligoqueta terrestre; Nereis virens, um poliqueta marinho; e Hirudo medicinalis (sanguessuga), um hirudíneo de água doce.
Dados de anatomia e fisiologia
Sistema digestório: completo (intestino com regiões diferenciadas – faringe, papo, moela etc); disgestão extracelular.
Sistema circulatório: fechado (presença de vasos pulsáteis – corações laterais); sangue dotado de pigmentos respiratórios – hemoglobina, por exemplo.
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas ocorrem pela superfície corporal, bem irrigada de sangue) ou branquial.
Sistema excretor: presente (excreção por meio de metanefrídios); amônia é a principal excreta.
Sistema nervoso: presente (composto por uma cadeia nervosa ventral, com um par de gânglios por segmento; gânglios cerebróides bem-desenvolvidos).
Reprodução: sexuada; com espécies monóicas (minhocas) e dióicas (certos poliquetos marinhos); em alguns casos o desenvolvimento é direto, e em outros existem estágios larvais.


Briófitas
As briófitas (divisão Bryophyta do Reino Plantae) são um grupo de plantas verdes, sem raizes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um caule verdadeiro ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior). As briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes.
Reprodução: As briófitas se reproduzem alternando gerações (metagênese). Isso significa que o ciclo inclui uma fase sexuada e outra assexuada. A fase sexuada (de gametófito) é produtora de gametas e a assexuada (de esporófito), de esporos. Existem musgos masculinos e femininos.
As briófitas masculinas são gametófitos* (haplóides(n)) masculinos onde desenvolvem-se os anterídeos(n); dentro dos anterídeos formam-se, por mitose, os anterozóides que são os gametas masculinos(n).
As briófitas femininas são gametófitos (n) femininos que formam em seu ápice, os arquegônios (n) ou gametângio; dentro de cada arquegônio forma-se, por mitose, uma oosfera, o gameta feminino (n).
Os anterozóides nadam através das gotículas de água até o arquegônio onde fecundam a oosfera, formando o zigoto (Diplóide (2n)). Este se desenvolve e dá origem ao esporófito (2n), produtor de esporos, que cresce sob o gametófito feminino e daí obtém seu alimento. O esporófito é constituído de uma haste em cuja extremidade há uma cápsula (caliptra) que abriga os esporângios -- urnas diminutas onde os esporos(n) se formam por meiose, para serem, a seguir, expelidos para o meio ambiente. Em condições adequadas, cada esporo germina e se transforma numa espécie de broto, o protonema, que por sua vez dará origem a um novo musgo (gametófito), fechando o ciclo.
§  Gametófito é uma plantinha haplóide. Para as briófitas os gametófitos é a fase mais duradoura (predominante)da vida.
[
As Pteridófitas foram os primeiros vegetais vasculares (isto é, dotados de vasos) e divididos em raiz, caule e folhas. Estas características permitiram-nas atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar por completo o meio aquático.
Na classificação científica tradicional, considera-se Pteridophyta uma divisão do ReinoPlantae, composta por plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo) que produz gametas para dar origem a uma nova planta.
Nas pteridófitas, o esporófito é mais desenvolvido que o gametófito, ao contrário dos restantes grupos de plantas verdes (as espermatófitas e as briófitas ou musgos).
Samambaias e avencas são pteridófitas bem conhecidas e muito utilizadas como plantas ornamentais.