quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Exercícios sobre a Revolução Russa e o Período entre Guerras.


Exercícios sobre a Revolução Russa e o Período entre Guerras.

1) Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
d) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária.

2) O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A) Apenas a alternativa I é correta.          B) Apenas a alternativa II é correta    C) Apenas a alternativa III é correta         
D) As alternativas I e III estão corretas     E) As alternativas I, II e IV estão corretas.  

3- Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar  que: 
a) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
b) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
c) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato  a revolução.
d) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos  receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
e) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.

4) A crise econômica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vários outros países, desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negação dos princípios do liberalismo econômico que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depressão econômica de 1929 existe uma alternativa que não está correta. Assinale esta alternativa: 


a) Crise de super-produção que resultou em oferta de produtos acima da demanda do mercado consumidor.
b) Redução drástica do volume do comércio externo, provocando a queda da exportações  e desordem no mercado internacional.
c) Há manifestação de uma desenfreada ciranda especulativa, superaquecendo as Bolsas de Valores e desviando o capital de seu circuito natural de aplicação.
d) Foi de caráter globalizado , atingindo diretamente ou não vários países e atuando sobre os mais diversos setores da economia.
e) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário. 
 

5)  Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum,  as seguintes características:

A) totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.   
B) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. 
C) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.     
D) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.  
E) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.


6- Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idéias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo.  Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:

(A) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.

(B) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.

(C) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.

(D) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.

(E) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.



7.Até no começo do século XX, o império da Rússia tinha um grande número de habitantes, mas também viviam um dos maiores problemas sociais:
a) A extrema pobreza do povo.
b) A falta de mão de obra qualificada.
c) Muita corrupção política
d) Epidemias de doenças contagiosas
e) Grande índice de natalidade entre recém-nascidos.

8. Até o ano de 1917, o império da Rússia foi governado por:
a) república
b) república parlamentarista.
c) monarquias parlamentaristas.
d) monarquias absolutistas.
e) república socialista.

9. Conjunto de ideias que criticava a exploração capitalista e defendia a construção do socialismo:
a) Ditadura
b) Marxismo
c) Czar
d) Absolutismo
e) Mencheviques

10. Forma de governo cujo poder político, social e econômico estaria centrada nas mãos da classe operária:
a) Plebeísmo
b) Marxismo
c) Ditadura do proletariado
d) Monarquia absolutista
e) Monarquia parlamentarista

11. (Unicamp 2012)  A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)

a)       Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.


b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário