quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resumo sobre o Governo Vargas 2º ano CDS



O processo político
            A oligarquia cafeeira paulista, afastada do comando do país pela revolução de 1930, achava-se profundamente descontente e passou a liderar uma forte oposição ao governo de Getúlio.
            Deflagração de um movimento armado que durante três meses ameaçou a estabilidade do país: a Revolução constitucionalista de 1932.
            Tradicional oligarquia paulista queria mais do que a troca ou mesmo a extinção da figura dos interventores. Exigia o afastamento de Getúlio e a imediata convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.
            Havia aqueles que, mais radicais, pregavam até mesmo a separação do restante do país. Considerava que, sendo São Paulo o estado mais rico da nação, este funcionava como uma locomotiva, que puxa atrás de si os outros estados.
            Em 23 de maio de 1932, os estudantes paulistas de direito Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), morreram em manifestação contra o governo federal.
            Em 9 de julho do mesmo ano estourou a revolução. Tropas sob o comando de Isidoro Dias Lopes ocuparam. Dias depois Bertoldo Klinger assume o comando das tropas constitucionalistas.
            O movimento estendeu-se pelo estado. A população foi conclamada a partir dele.
            As tropas federais concentravam-se nas fronteiras do estado, prejudicando o abastecimento e as comunicações. São Paulo acabou isolado e lutando sozinho, pois Minas Gerais e Rio Grande do Sul não deram o apoio que aviam prometido. Os combatentes paulistas acabaram-se rendendo após três meses de luta, pondo fim ao conflito.
Os extremos da política
            Apesar da derrota paulista, sua principal reivindicação acabou sendo atendida. Em 1934 foi promulgada uma nova constituição que, dentre outras características, introduzia o voto secreto e feminino, algumas leis trabalhistas e o ensino primário gratuito e obrigatório.
            A Ação Integralista Brasileira atuava desde 1932, fundada por Plínio Salgado, um notório simpatizante do fascismo europeu. O grupo tentava mobilizar os setores mais conservadores da sociedade em uma campanha contra os comunistas, propondo algumas ações violentas e confrontos nas ruas.
            Os integralistas cercavam-se de símbolos: o sigma, a saudação anauê e o uso de camisas verdes entre seus membros.
            Aliança Nacional Libertadora, criada em 1934. Os comunistas faziam parte dessa aliança e a seu líder, Luis Carlos prestes, foi entregue a presidência de honra da ANL.
            Em junho de 1935 Getúlio Vargas dissolveu a ANL, seus membros foram perseguidos e passaram a atuar na clandestinidade. Os comunistas assumem sua direção e preparam um golpe para dar inicio a um processo revolucionário que levasse a implantação do comunismo do país. Em novembro de 1935 começa em Natal, no rio Grande do Norte, a Intentona Comunista, uma revolta que deveria ser seguida em outros pontos do país, o que não aconteceu.
            O governo Vargas suspendeu todas as garantias civis previstas na constituição de 1934 e perseguiu durante toda a qualquer manifestação de oposição política. Militares, operários, comunistas e aliancistas foram presos e torturados, Luis Carlos Prestes foi condenado por crime comum e ficou preso até 1945.
O inicio da ditadura
            Desde o inicio de 1937, a situação política brasileira evidenciava sinais de articulação de um golpe de Estado Getúlio Vargas e os generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, do alto comando das forças Armadas discorriam sobre a fragilidade de um regime constitucional frente à ameaça comunista internacional.
            Com a proximidade do pleito eleitoral, apresentam-se os seguintes candidatos a sucessão presidencial.
  • Armando de Sales Oliveira- governador de São Paulo.
  • José Américo de Almeida-ex-ministro de Vargas.
  • Plínio salgado-líder integralista.
Contando com o apoio do Alto Comando das Forças Armadas, não foi difícil ao presidente Vargas desfechar no dia 10 de Novembro de 1937 um golpe de estado, concomitante ao cerco que a policia militar efetuava ao congresso nacional, valendo-se do pretexto da descoberta do chamado Plano Cohen.
O plano Cohen, avia sido forjado dentro do próprio governo, para justificar a instauração do Estado Novo. O plano descrevia o requinte das violências, estupros e assassinatos que se sucederia a ascensão dos comunistas ao poder.
Era o inicio do Estado Novo. Na noite de 10 de novembro de 1937, em emissão radiofonia, Vargas anunciou uma nova constituição, elaborada pelo ex-ministro da educação Francisco Campos, a qual posteriormente recebeu o apelido de A Polaca, pela forte influência da constituição polonesa.
Constituição de 1937
·         Todos os poderes ficariam concentrados nas mãos do chefe de Estado.
·         Ampliação do mandato presidencial para 6 anos.
·         Fim da autonomia estadual e nomeação de interventores estaduais para governá-los.
·         Foram suspensas as liberdades individuais.
·         Criação de censura prévia..
·         Instituição da pena de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário