terça-feira, 27 de novembro de 2012

resumo sistema nervoso recuperação biologia 2 ano CEIS



sistema nervoso é constituído pelo tecido nervoso e este é formado por células denominadas neurônios.
Um neurônio compreende: o corpo celular (onde se localiza o citoplasma e o núcleo); axônio (que é um prolongamento do citoplasma) e dendritos (que são ramificações curtas).

SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nersovo central é composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo) e a medula espinhal. 
Esses órgãos são formados por substâncias ”cinzenta” e ”branca”, devido à reunião dos neurônios (células nervosas). Quando os corpos celulares (citoplasma e núcleo) se agrupam, formam a substância cinzenta. E, quando os axônios ou cilindros-eixos se agrupam, formam a substância branca.
cérebro e cerebelo são constituídos de substância branca por dentro e substância cinzenta por fora, enquanto que o bulbo e a medula são formados por substância cinzenta por dentro e branca por fora.

MENINGES
São três membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula. As meninges existe um líquido chamado ”cefalorraquidiano”, cuja função é também de proteger os órgãos do sistema nervoso. 
CÉREBRO
É o maior órgão do encéfalo e está alojado dentro da caixa craniana. É recoberto superficialmente por uma substância cinzenta e interiormente existe uma substância branca. São funções do cérebro: receber as sensações táteis, auditivas, olfativas, gustativas, visuais e também é centro da inteligência e das atividades motoras.
CEREBELO
cerebelo é um órgão situado na parte posterior da caixa craniana, logo abaixo do cérebro. As funções do cerebelo são: Controlar as atividades musculares e manter o equilibrio do corpo.
BULBO
O bulbo é um órgão localizado na base do encéfalo, na parte superior da medula. São funções do bulbo: condução nervosa ( corrente sensitiva para o cérebro e motora para todo o corpo). Órgão da vida (coordena os movimentos respiratórios e cardíacos).
MEDULA ESPINHAL
É um órgão localizado dentro do canal vertebral. Um corte transversal da medula apresenta em seu interior a substância cinzenta e externamente a substância branca.
medula também tem a função de conduzir ao cérebro, os influxos nervosos sensitivos e encaminhar ao corpo , os influxos nervosos motores. Devido à substância cinzenta da medula, muitas vezes funciona como centro nervoso. Recebe estímulos sensitivos e produz uma resposta motora, sem levá-los ao cérebro.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
sistema nervoso periférico é constituído por nervos que nascem no encéfalo e na medula espinhal. Os nervos originam-se no sistema nervoso central (encéfalo e medula) e se distribuem para todo o corpo, formando, assim, o sistema nervoso periférico.
Nervos: são formados por feixes de axônios ou cilidros-eixos das células nervosas.
Existem três tipos de nervos:
1. Sensitivos: conduzem ao cérebro as sensações recebidas pelo corpo.
2. Motores: levam para o corpo as ordens de movimentos produzidas pelo cérebro.
3.Mistos: possuem fibras sensitivas e motoras e executam dupla função.

NERVOS CRANIANOS 
Os nervos cranianos são em número de doze pares e todos partem do encéfalo. Esses nervos são sensitivos, motores e mistos porque executam funções variadas.
NERVOS RAQUIDIANOS
São em número de 31 pares, que partem da medula espinhal, assim distribuídos.
Os nervos raquidianos possuem duas raízes: uma anterior, que é motora, e outra posterior, que é sensitiva. Essas duas raízes formam um nervo raquidiano (misto).

ATO REFLEXO
O ato reflexo é uma ação motora involuntária, transmitida após ter recebido uma excitação sensitiva. Esses atos são chamados reflexos porque acontecem sem o conhecimento do cérebro. São produzidos pela substância cinzenta da medula e do bulbo.
Exemplo: uma martelada no joelho chega até a medula pelo nervo sensitivo e imediatamente a resposta parte pelo nervo motor , provocando a contração do músculo para afastar a perna.

Arco reflexo: É a trajetória do estímulo sensitivo que vai ao centro nervoso, causando a resposta motora.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O sistema nervoso autônomo funciona independente da nossa vontade. Ele atua sobre a musculatura lisa, glândulas, corações, etc. Esse sistema está dividido em:
Simpático: É formado por duas filas paralelas de gânglios, uma de cada lado da coluna vertebral. Cada fila é composta de 23 gânglios, que se comunicam, através do nervos, aos plexos cardíaco (coração), solar(estômago), mesentérico (intestinos).
Parassimpático: É formado por certos nervos cranianos e raquidianos. Sua função é produzir efeitos contrários ao simpático.
Exemplo: O simpático aumenta os batimentos cardíacos e o parassimpático diminui esses batimentos. Isso concorre para o funcionamento normal dos órgãos do nosso corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário