quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Resumo aula 43 e aula 44 de história para os alunos do 8º ano CDS

Resumo aula 43 e aula 44
Liberalismo-defendia o regime constitucional para assegurar a liberdade de pensamento, de culto e de imprensa, bem como a escolha dos representantes políticos através do voto.
Nacionalismo-defendia a idéia de que cada nação deveria constituir um Estado independente, livre de qualquer domínio estrangeiro.
A Europa foi atingida no século XIX, por uma grande crise econômica, as colheitas fracassaram (batata) o que provocou uma alta dos preços e o aumento do desemprego, pessoas morriam de fome e a taxa da população caiu 5% entre 1846-1848.
Esse quadro de crise econômica, aliado ao governo autoritário de reis fez com que surgissem várias revoluções.
Karl Marx e Friederich Engels publicaram o Manifesto Comunista.
A Revolução de 1830 levou ao poder Luís Felipe, rei-burguês, que vinculou seu governo às elites econômicas. Seu reinado enfrentou oposição política, principalmente das camadas populares. Entre 22 e 24 de Fevereiro de 1848, estudantes trabalhadores e membros de facções socialistas e republicanas forçaram o rei francês à abdicação.
O movimento de 1848 ficou conhecido como Primavera dos Povos, em função do sentimento nacionalista que levou vários povos a lutar pela independência, buscando a afirmação de uma idéia nacional.
A República burguesa instaurada em 1848 na França teve curta duração. Luís Napoleão Bonaparte, primeiro presidente eleito pelo voto direto, decide vestir o manto imperial e em 1852 colocou fim à república e proclamou-se Napoleão III, imperador francês.
A classe operária fazia oposição a esse governo e, em 1871, encontrou condições históricas para organizar uma rebelião:
* deposição de Napoleão III
* derrota francesa em guerra contra a Prússia.
Uma nova revolução espalhou-se pelos subúrbios de Paris, os trabalhadores ergueram barricadas e ocuparam a Comuna (prefeitura de Paris), onde ergueu uma bandeira vermelha, símbolo da luta do proletariado.
A Comuna de Paris foi violentamente reprimida, mas tornou-se um marco na história do movimento operário.
Durante o século XIX surgiu uma teoria que propôs uma nova forma de conhecimento da realidade e de ação efetiva da classe trabalhadora.
Karl Marx e Friederich Engels desenvolveram um conjunto de idéias ao qual chamaram de Marxismo. Eles consideravam que as péssimas condições de vida do proletariado era resultado do avanço do capitalismo industrial e da concentração de riqueza e do poder da burguesia, acreditava que classe trabalhadora seria a única força capaz de construir uma nova sociedade, a socialista.
Alguns conceitos marxistas
Luta de classes-constante oposição entre os possuidores e despossuidores de riquezas.
Força de trabalho-capacidade humana para o trabalho.
Modo de produção-conjunto das relações econômicas e sociais de uma dada sociedade. (comunismo primitivo, escravismo, feudalismo, capitalismo e comunismo).
 Meios de produção - elementos necessários para o exercício do trabalho: matéria-prima, terra ferramentas, máquinas, energia e tecnologia.
Relações de produção - conjunto de relações entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores.
Na obra de Marx e Engels o comunismo seria a fase posterior ao socialismo, momento histórico em que a economia estaria desenvolvida a ponto de eliminar as desigualdades sociais entre povos e nações.
A transição para o capitalismo seria feita através da Revolução Socialista seria feita através da Revolução Socialista, que iria abolir a propriedade privada burguesa criando a Ditadura do Proletariado, segundo a qual a classe trabalhadora teria o controle do Estado e dos meios de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário