segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resumo CDS 1 ano geografia



Resumo CDS 1 ano geografia
Aula 45
  Europa Oriental Quadros Humano e Economia
            Os estudos de distribuição populacional são dificultados pela Rússia ser um país transcontinental, possuindo populações distribuídas pela Europa e Ásia.
            Os países da porção Norte da Europa Oriental são mais urbanizados, porque são países que apresentam um maior grau de industrialização, ao contrario, do Sul, onde os países são mais rurais.
            Vários motivos contribuíram para a queda da taxa de mortalidade entre eles, maior grau de escolaridade e de maior informação, além de dificuldades, enfrentadas dentro do socialismo.
            O termo cortina de ferro se empregava para identificar o grupo de países do Leste Europa que caiu sob o jugo soviético após a segunda Guerra dentro do socialismo.
            Oligarcas é o grupo de antigos funcionários dos partidos comunistas dos Países do Leste Europeu que se tornaram donos de empresas estatais e enriqueceram facilmente.
            As principais conseqüências da reforma para a região foram a impossibilidade de se manter um sistema de governo fechado, embasado na censura e no controle estatal da economia.
            Moscou se tornou a maior cidade do Leste Europeu pelo fato de ser a capital da Rússia e constituir um centro fornecedor de serviços e de oferta de empregos.
            Os antigos sistemas agrícolas do sistema socialistas, cujas propriedades antes coletivas ou fazendas estatais foram privatizadas.
            As reformas políticas sucitaram corrente negatória portuguesa, geraram perdas salariais e emprego, empobrecendo e expulsando trabalhadores.
            Em 2005, entraram para a UE Letônia, Estônia, Lituânia, Polônia, Rp. Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia. Em 2007, entraram Romênia e Bulgária.
Aula 46
Extinção das URSS
E formação da CEI
            Os países do antigo bloco socialista (segundo mundo) agora se interam cada vez mais como se pode observar a seguir:
  • Amplificação as suas exportações e importações
  • Adotaram marcas e produtos do mundo capitalista, criando uma economia de mercado.
  • Dentro da nova ordem mundial, passaram a fazer parte da globalização, adaptando-se gradativamente ao novo cenário geopolítico mundial.
  • Aceitaram propriedades privadas de empresas e a reabertura do mercado de capitais. (bolsa de valores)
Num sentido comum, a burocracia pode ser entendida como a dificuldade em realizar algum tramite, a exigências de documentação ou o excessivo controle da vida do cidadão por regras, e no, que se refere ao Estado ou as empresas, é uma forma muito hierarquizada de administração com o domínio acentuado sobre os atos dos indivíduos em geral, burocracia não é apenas uma serie de procedimentos administrativos, mas refere-se também ao conjunto de burocratas.
            Uma das razões da crise soviética foi a política da Perestroika e glasnost, após 1986, no governo do então presidente Mikhail Gorbatchev. Outras razões podem ser citadas:
  • Pluripartidarismo.
  • Direito de greve foi novamente admitido.
  • Fim da planificação, adotando-se uma economia de mercado.
  • Diminuição do controle político e militar soviético.
  • Movimentos de autonomia das ex-repúblicas soviéticas.
A crise do socialismo pode ser explicada como proveniente de contradições internas, como os problemas da economia planificada, ausência de líderes democráticos e rivalidades étnico-nacionais, e também influências externas         (pressões das potencias ocidentais capitais).
            Ao buscar um meio de modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais do país, Gorbatchev, com a Perestroika e glasnost, criou uma situação em que o país, no âmbito internacionalmente, cessou de intervir em outras nações, deixando de ocupar um lugar de liderança no mundo socialista, no âmbito interno, evidência crise de abastecimento, descontentamento e movimentos de autonomia das ex-republicas. As antigas repúblicas, iniciado pelas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia), declararam sua autonomia, e posteriormente, foram reconhecidos como independentes.
Aula 47
Federação Russa
            As principais diferenças entre a Rússia européia e a Rússia asiática são:
Rússia européia: área menor, clima temperado continental, estepes, solo, tchernoziom, naturalmente fértil, maior concentração humana, grande produção mineral e maiores centros industriais do país (Moscou e S. Petersburgo).
            Rússia asiática: grande extensão territorial, domínio da floresta de coníferas (taiga), grande vazio populacional no setor de indústria pesada, em razão da abundancia de recursos naturais dessa porção da Ásia e da elevada produção energética.
Aula 48
Países Balcânicos
Bálticos e caucasianos
A socialização da economia e a forma ditatorial imposta pelo marechal Tito mantiveram uma aparente harmonia entre os diferentes povos.
Etnia albanesa é a predominante em kosovo e pretende a separação da servia.

A expressão barril de pólvora caucasiano se refere às Repúblicas caucasianas- Geórgia, Armênia e Azerba, pela cultura e por uma longa historia de rivalidades estão desde o inicio da década de 1990 vivendo conflitos étnicos e disputas territoriais.
Kosovo: após uma guerra entre kosovares de origem albanesa e o exército iugoslavo, a OTAN interveio expulsando-se. O governo de Milosevitch entrou em crise e foi deposto atualmente, Kosovo encontra-se sob controle da OTAN, mas não deixou a federação Serviamontenegro.
            Vários fatores contribuíram para a independência dos países bálticos entre elas a perspectiva tão ansiada foi obtida com a política da glasnot, uma vez que, desde a ocupação soviética, durante a Segunda Guerra Mundial, eles pretendiam sua autonomia e a retomada de sua própria identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário