terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resumo sobre a Revolução Russa



Rússia, 1917: a revolução que abalou o mundo.
A Revolução Russa
            Tornou-se o modelo de partidos, e movimentos revolucionários que, por todo o mundo, ao longo das décadas seguintes, tiveram com objetivo construir uma sociedade socialista e levar a classe trabalhadora ao poder. De outra parte, acirrou a reação dos países capitalistas, que passaram a se sentir ameaçado com a existência de uma nação que proclamava ser uma alternativa melhor de organizações econômico-social.
A Rússia no inicio do século XX
            De economia predominantemente agrária, tinha a maior parte de sua população no campo (80%) vivendo ainda com traços de relações feudais. A posse da terra estava concentrada nas mãos do clero e da aristocracia.
  • Bolcheviques: (maioria) chefiada por (Lênin) e (Trotsky). Acreditava na via revolucionaria, feita a partir da aliança entre operários e camponeses, como única forma de acabar com o czarismo e o capitalismo.
  • Mencheviques: (minoria), liderados por Martow, propunham reformas graduais que levariam a sociedade na direção do socialismo. Pretendiam chegar ao poder por eleições e não pela ação revolucionaria direta.
Movimento de 1905 “ensaio geral” da grande revolução
      O império Russo e o Japão disputavam áreas territoriais na China. Entre 1904 e 1905 ocorre a Guerra Russa Japonesa. Em Janeiro de 1905, aproximadamente duzentas mil pessoas marcharam em direção ao palácio de inverno em São Petersburgo levando uma carta ao czar Nicolau II em que relatavam o agravamento da situação dos trabalhadores russos com a guerra, pedia eleições livres, a redução da jornada de trabalho para oito horas e a criação de um salário mínimo.
      Essa manifestação pacifica foi massacrada pelas tropas cossacas. Esse episódio é conhecido como o Domingo Sangrento que desencadeou inúmeras manifestações de protesto, greves nas cidades e uma onda de violência em grande parte do território russo.
      A ligação entre o movimento grevista, e as lideranças Bolcheviques e Mencheviques foi feita pelo soviete dos trabalhadores de São Petersburgo. Pressionado pelos sovietes, o czar Nicolau II alterou a constituição, garantida os direitos civis e permitido eleições para a Duma (parlamento russo), que teria o poder de aprovar as leis.
      Sovietes: organização políticas que reuniam deputados operários tiveram grande importância na organização do Estado socialista russo.
A dupla revolução e o advento do primeiro Estado socialista
A participação russa na guerra mostrou-se um verdadeiro desastre.
Os caminhos da revolução
            Pela quais capitais de empresas privadas colaboravam com as empresas estatais possibilitar o desenvolvimento econômico da Rússia. Com a morte de Lênin (0924) o poder da união soviética passou a ser disputada entre Joseph Stalin, Leon Trotsky, venceu Stalin e seu opositor foi exilado no México.
            Ao longo do período stalinista, a União Soviética havia-se transformado em um Estado totalitário, dirigido por uma burocracia denominada nomenclatura. A economia soviética, de forma geral, convivia com altos custos de produção desperdícios, e baixa qualidade de produtos. Na agricultura, apesar da implantação dos Kolkhozes.
            Com a morte de Stalin em 1953 foram retornadas as atividades sindicais e os sistemas de decisões coletivas de sovietes. Iniciava-se um período na União Soviético denominado desestalinização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário