domingo, 28 de outubro de 2012

Resumo de geografia capítulo 12 CEIS 4 bimestre



Resumo de geografia capítulo 12 CEIS 4 bimestre
Estudar o processo de evolução da Terra é muito importante, pois nos possibilita termos uma visão mais sobre as condições atuais e futuras do planeta em que vivemos.
A Terra está em constante processo de modificação, ou seja, ele possui dinamismo que pode ser natural: a paisagem do deserto do Saara já foi dominada por grandes árvores, a região amazônica já foi encoberta por mar e rios e também há o dinamismo causado pelo homem que acontece de forma mais rápida com a construção de cidades, fábricas, entre outras construções.
Apesar dos seres humanos habitarem a Terra há pouco tempo, se for considerado que o nosso planeta tem 4, 6 bilhões de anos, o homem é o responsável pelas grandes mudanças do planeta, porque conseguiram romper todas as barreiras e limites naturais e com uso da tecnologia estão transformando cada vez mais a natureza.
O século XX foi o mais dinâmico, já que neste período ocorreram vários conflitos entre os países, com as duas primeiras guerras mundiais e também a Guerra Fria.
As guerras mundiais causaram o enfraquecimento dos países europeus, principalmente a Inglaterra que perdeu o seu lugar de potência, possibilitando que EUA e URSS passassem a ser as novas potências que disputavam áreas de influência política e ideológica, os EUA liderando o bloco capitalista e a URSS liderando o bloco socialista.
No entanto a partir dos anos 90 o socialismo chegou ao fim em vários países e hoje o capitalismo é quem lidera.
O capitalismo e a globalização são marcantes na atualidade, mas que não buscam justiça social, as desigualdades entre países ricos e pobres aumentam cada vez mais.
Vivemos em uma sociedade em que é preciso obedecer a certas leis e regras para que possamos evitar conflitos, ou ao menos diminuí-los.
As leis e regras mudam com o tempo e para atender as necessidades da sociedade e têm como base valores éticos e morais.
Com a globalização se fez necessário uma legislação que regulamente as leis entre os países, pois algumas leis que existam apenas no âmbito municipal, estadual ou até mesmo federal, pode não ser aplicadas em certos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário