domingo, 28 de outubro de 2012

resumos de geografia CDS 8º ano 4 bimestre.



Resumo aula 43

Os centros mundiais da economia hoje são EUA (América), Japão (Ásia e Oceania) e Alemanha (Europa e África). A Alemanha é país mais forte da UE, pois possui maior PIB, Renda Per capita e IDH.
Os países da Europa são desenvolvidos porque foram metrópoles de várias regiões do mundo: (África, Ásia e América), acumularam capital para fazer o seu processo de industrialização.
A competitividade entre as nações européias por colônias na África e na Ásia a levou para a 1° e 2° Guerras Mundiais, na qual os EUA surgem como o grande potencial mundial.
Os EUA criam o Plano Marshal para ajudar na reconstrução dos países europeus do lado capitalista, os países europeus buscam se reerguer através da criação da CECA (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço), que evolui para um Mercado Comum Europeu e em 1991 passa a formar a UE (União Européia).

Aula 44.

Objetivos do Mercado Comum Europeu:
  • Permitir a livre circulação de mão-de-obra e capitais entre os países membros.
  • Eliminar as restrições internas ao comércio.
  • Aplicação de tarifa comum aos seus associados e diferenciada aos que não fazem parte do grupo.
O sucesso foi tão grande que outros países também quiseram ingressar, mas para isso mudanças deveriam ser feitas, como por exemplo, assemelhar as leis sobre trabalho, transportes, comércio, etc.
Em 1991 o MCE transforma-se em  UE tendo como principais diretrizes:
  • Unidade política cria-se a figura do cidadão europeu.
  • União econômica e monetária (euro e um banco central único).
  • Igualdade social
  • Área de interferência.
Atualmente a UE é a única força econômica que pode fazer frente aos EUA e constitui-se como o maior mercado em termos de poder aquisitivo.

Aula45/46/47

Os países que integram a EU não são todos iguais, existem dentro desse bloco países considerados pobres, como os antigos países da cortina de ferro, e também há padrões de consumo diferenciados.
Os problemas da EU são: relacionamento entre parceiros comerciais (Japão e EUA), pois, quer garantir o desenvolvimento interno, e criou leis protecionistas.
  • As imigrações
  • O desemprego.
A Alemanha participa das duas guerras mundiais e perde nas duas, sendo fortemente penalizada na Primeira Guerra, pois perde parte de seu território, paga pesadas indenizações aos países vencedores e fica proibida de fabricar armas isso causa o aumento da inflação. Na Segunda Guerra após derrota para os países aliados a Alemanha é dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista), que estimulada pelo Plano Marshal tem prosperidade econômica e Alemanha Oriental (socialista) região mais pobre em recursos, que contou com a ajuda da URRS e torna-se o país mais industrializado da Europa Oriental.
Essa separação da Alemanha foi feita depois da Segunda Guerra Mundial com a construção de um muro, “o Muro de Berlim”, esse muro simbolizou a divisão também do mundo em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco socialista e foi o símbolo da Guerra Fria.
Com a derrubada do muro e com o fim do socialismo a Alemanha é unificada e passa a ser a terceira nação do mundo.
A maior área de concentração industrial do país está no vale dos rios Ruhr e Reno, pois está ligada às reservas de carvão do Ruhr, já que as termoelétricas são as principais produtoras de eletricidade.
As matérias-primas são em sua grande maioria importadas, principalmente o minério de ferro.
A agricultura ocupa cerca de 58% do território (trigo, beterraba açucareira, batata, centeio e uvas).
Constituída pelos países da “cortina de ferro” e pelos novos países nascidos da fragmentação da ex-URSS.
Esses novos países sofrem atualmente, um período de transição do socialismo para o capitalismo.
Alguns desses países já completaram sua adequação ao capitalismo e a partir de 2004 passaram a integrar a UE, outros vivem processos de fragmentação complicados pelas diferenças étnico-religiosas, retardando, assim, sua possível integração econômica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário